cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Magento vs V-Tex

Magento vs V-Tex

Olá, tudo bem? Sou novo no fórum e não sou programador rs, então tenho algumas dúvidas quanto às diferenças entre as plataformas. Trabalho em uma loja de roupas para bebê que V-Tex e gostaria de saber as principais diferenças entre essa plataforma (pesquisei e vi que é a mais usada no Brasil, é isso?) e Magento (a mais utilizada no mundo). Para e-commerces mais segmentados, e em lojas menores ou médias, qual dos dois é mais indicado e por quê?

 

Obrigado, desde já.

3 REPLIES 3

Re: Magento vs V-Tex

Olá Willian,

Muito interessante seu questionamento, como você já possui uma loja na plataforma Vtex, o que você acha de você nos contar um pouco como está sendo essa experiencia? Quais os pontos positivos e negativos da plataforma? O que está te levando nesta altura do campeonato a uma aparente possibilidade de migrar para magento?

Com essas informações poderemos comparar com o Magento focando nos pontos que você destacar, ja que eu conheço o Magento mas nao conheço a fundo a Vtex.

Abraço
Nestor González | Desenvolvimento e Suporte Magento
www.nestorgonzalez.com.br

Re: Magento vs V-Tex

Olá, Nestor. Desculpe pela demora de meses, mas vamos lá. Acabamos mantendo a V-Tex como plataforma, mas não sei se ficarei por muito mais tempo. A decisão não compete necessariamente a mim, mas, por trabalhar diretamente com o site (sou analista de marketing), consigo detectar algumas limitações que estão influenciando negativamente no trabalho.

A V-Tex oferece um número enorme de funcionalidades para o back-end. A possibilidade de editar categorias e produtos é bem interessante, mas isso também ocorre no Magento, pelo que pude observar. A plataforma também é bem robusta, consegue sustentar uma loja virtual grande e com muitas páginas (temos mais de 10 mil e o site continua com boa velocidade de carregamento, apesar de haver uma certa lentidão em algumas páginas, o que é compreensível).

Os pontos negativos são, ao meu ver e principalmente, o preço e a implementação de algumas meta tags. Não acho que seja ético comentá-los em comparação, mas, como o Magento é um open source (ou seja, não há cobrança para pacotes básicos, que por si só já são robustos), posso afirmar que manter uma loja virtual com uma despesa de mais de R$ 5 mil por mês é muita coisa. Creio que V-Tex sirva muito bem a empresas muito - muito mesmo - grandes, que conseguem dispender muito capital somente para manter um site no ar. A assistência técnica deles é muito boa, não tenho do que reclamar em todas as vezes que precisei e ainda preciso, mas o preço é desanimador.

Tivemos problemas também com implementação de práticas de SEO, como disse acima. URLs canônicas, robots, indexação incorreta (para SEO) de filtros e uma série de coisinhas foram nos irritando cada vez mais. Com Magento, pelo que pesquisei, isso não ocorre tanto. Não que não conseguíssemos equacionar isso, mas, de certa forma, os prós e os contras estavam pesando mais para trocar a plataforma, mesmo que trouxesse uma dor de cabeça extra, do que ficarmos nela indefinidamente e reclamando das coisas que surgissem.

Enfim, é isso. Estamos planejando para o ano que vem essa troca, que tudo indica que vai sair sim. Não considere minha análise como um parâmetro, já que foco mais nas práticas de otimização para mecanismos de busca, uma área mais específica.

Re: Magento vs V-Tex

Fazia tempo que não precisa de ajuda aqui, mas encontrei essa discussão que pode me ajudar.

 

Eu também trabalho com uma loja infantil online, chamada EcaMeleca, cujo endereço do site é http://www.ecameleca.com.br. Se repararem, é um site V-tex.

 

Bem, estudo a possibilidade de propor mudança de sistema pelos seguintes motivos:

1. Muita coisa de SEO é complicada de aplicar.

2. Às vezes, ocorrem instabilidades.

3. Muita coisa depende de agências certificadas, que cobram muito por pequenas alterações.

 

Não sei quanto ao outro site aqui mencionado.

Se alguém puder pontuar quais são as vantagens do Magento, seria interessante para eu avaliar.